miopia

Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia para miopia

Os erros de refração são problemas muito comuns entre a população. Prova disso é o grande número de pessoas usando óculos de grau ou lentes de contato. No caso da miopia, é possível realizar a cirurgia refrativa para tratar o problema, evitando a utilização desses acessórios. Você sabe quando esse procedimento é indicado ou como é realizado? Neste post, iremos responder a essas e outras dúvidas recorrentes sobre o tema.

O que é miopia?

Trata-se de um quadro no qual o globo ocular do paciente tem o formato mais longo do que o normal. Assim, os raios de luz são focados e absorvidos antes de alcançarem a retina, fazendo com que os olhos formem imagens distorcidas, provocando dificuldade para enxergar. Por isso, quem possui miopia apresenta limitações para visualizar imagens à distância. A principal causa desse erro de refração é o fator genético. Geralmente, a doença é diagnosticada entre a infância e a adolescência.

Quando a cirurgia é necessária?

A miopia é uma condição que pode ser simplesmente resolvida com o uso de óculos de grau ou de lentes de contato. Porém, nem todas as pessoas se adaptam ao uso desses acessórios e sonham em deixar de utilizá-los, buscando a cirurgia de correção. No entanto, nem todos podem ser submetidos ao procedimento. Os principais requisitos para realizá-la são ter, no mínimo, 21 anos com o grau de miopia estável há, pelo menos, um ano. Caso você atenda a esses critérios, precisará cumprir as seguintes etapas:
  • interromper o uso de lentes de contato antes da cirurgia por um período a ser determinado pelo oftalmologista;
  • realizar exames do grau, topografia da córnea, paquimetria e de mapeamento de retina.
Após o cumprimento desses requisitos, o médico irá avaliar se o paciente está apto ou não ao procedimento. Em caso afirmativo, a data da cirurgia será marcada.

Como é realizada?

A cirurgia refrativa é um procedimento simples e que costuma ser realizado em até 15 minutos. No dia marcado, o paciente precisa pingar o colírio anestésico nos olhos e sua pálpebra será imobilizada minutos antes da cirurgia. Ainda, o primeiro passo do procedimento é a realização de uma pequena incisão na membrana que envolve a córnea (epitélio). Em seguida, há um nivelamento da córnea por meio do Excimer Laser, que separa os tecidos  sem a necessidade de corte. Assim, a correção do grau é realizada através da retirada do tecido da córnea. Essa técnica é chamada de PRK. Quando a córnea do paciente é muito fina, utiliza-se a técnica LASIK, que consiste no uso de um segundo laser chamado de Femtossegundo. Nesse procedimento, o epitélio não é removido, sendo realizado um flap e uma aplicação de laser na córnea para corrigir a miopia. Caso não haja indicação para a LASIK, o quadro pode ser operado utilizando lentes intra-oculares de câmara anterior ou posterior.

Como é pós-operatório?

O pós-operatório da cirurgia refrativa é tranquilo e não exige grandes sacrifícios e nem internação. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados para que não hajam complicações. São eles:
  • não esfregar os olhos;
  • aguardar 15 dias para retomar a prática esportiva;
  • evitar o contato da água com os olhos por até um mês;
  • não utilizar maquiagem durante 15 dias;
  • dirigir veículos só é recomendado quando o paciente se sente plenamente seguro;
  • retorno ao trabalho deve ser progressivo e apenas quando não houver dificuldades para enxergar.
Ademais, o procedimento é contraindicado para gestantes ou mulheres que estejam amamentando, portadores de diabetes descompensada, ceratocone, herpes ocular, distrofia corneana, artrite reumatoide, ambliopia severa ou doenças autoimunes. Portanto, após a leitura deste post, você já sabe tudo sobre a miopia e a cirurgia para a sua correção. Caso esteja interessado, procure um oftalmologista para ser avaliado. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular