O que são moscas volantes?

Você já teve a sensação de enxergar pequenas moscas que acompanham o movimento dos seus olhos? As moscas-volantes, como são conhecidas, podem indicar um problema nas estruturas oculares e, por isso, é importante procurar um oftalmologista. Caso você nunca tenha ouvido falar nesse sintoma, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos os principais pontos a respeito do tema.

Entenda mais sobre as moscas-volantes

Trata-se de pequenas manchas flutuantes que surgem em nosso campo de visão, principalmente quando o indivíduo olha para algum objeto claro ou brilhante, ou, quando visualiza fixamente uma parede vazia. Embora sejam descritas como moscas-volantes, essas manchas são pequenas quantidades de objetos que ficam no interior do humor vítreo, tais como, colágeno, fragmentos de tecido e proteínas, grumos de células ou hemácias. Ainda, essa condição costuma surgir em função do envelhecimento natural que provoca falhas no vítreo. Porém, também pode ocorrer em pessoas mais jovens em decorrência de pequenos descolamentos da retina.

Como são causadas?

O processo de envelhecimento natural faz com que as fibras de proteína presentes no vítreo encolham, formando fragmentos e se aglomerando. Com isso, ficam vagando pelo líquido no humor vítreo e criando as sombras que são projetadas nas retinas. Outra possível causa comum para as moscas-volantes é a alta miopia. O formato do globo ocular de quem é míope difere do de pessoas saudáveis. Com isso, estão mais sujeitas ao descolamento do vítreo. Por fim, a condição também tem relação com o quadro de diabetes, pode surgir em função de cirurgias oculares, ou pode ser um reflexo de traumas sofridos no crânio.

Quais são os sintomas?

O sintoma característico das moscas-volantes são as próprias moscas que surgem no campo de visão. Entre as principais características desses pontos flutuantes estão:
  • se movem lentamente no campo de visão;
  • podem ter formato de teias, filamentos ou pontos;
  • são mais visíveis ao olhar fixamente para um ponto branco;
  • o movimento das moscas acompanha o dos olhos;
  • se tornam mais presentes em momentos de estresse, ansiedade ou cansaço.
Quando há o aparecimento repentino e acentuado de moscas-volantes e de flashes de luz, evidencia o descolamento do vítreo. Nesses casos, o paciente precisa procurar o médico imediatamente.

Como é o tratamento?

O tratamento das moscas-volantes é realizado por um oftalmologista. Porém, o mais comum é que a condição não seja tratada e o paciente se adapte à situação. No entanto, caso haja um aumento no número de pontos, é preciso retornar ao médico. Ainda, se as manchas prejudicarem a visão ou se multiplicarem, indicam um quadro grave. Nesses casos, o médico pode indicar a cirurgia para dissolução das moscas ou para substituir o vítreo por outra substância. Assim como a maioria dos procedimentos cirúrgicos, este procedimento também envolve riscos, como, por exemplo, a ocorrência de lesões na retina e a permanência de algumas manchas mesmo após a cirurgia. Enfim, as moscas-volantes não representam um problema grave de saúde e dificilmente afetam a visão do paciente. A intervenção cirúrgica é vista como o último recurso do tratamento de quadros graves. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!