O que são as moscas volantes?

Apesar do nome estranho, as moscas volantes são um problema oftalmológico que pode acometer qualquer pessoa. O sinal mais característico é a presença de pequenos pontos, traços ou linhas no campo de visão. Você já apresentou este sintoma alguma vez? Sabe quando é motivo de preocupação? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Entenda mais sobre as moscas volantes

Trata-se de um problema relacionado à formação de pequenas condensações no vítreo, gel que preenche a cavidade posterior do globo ocular. Com isso, a luz é bloqueada e uma sombra se forma sobre a retina, dando origem aos pontos ou manchas no campo de visão. Embora todos estejam suscetíveis à presença das moscas volantes, elas são mais comuns a partir dos 45 anos, em decorrência do processo natural de envelhecimento. Da mesma forma, também é mais comum em pessoas que realizaram a cirurgia de catarata, fizeram tratamentos com YAG Laser ou que sofrem com alguma inflamação ocular.

Como são causadas?

Na maioria dos casos, as moscas volantes são formadas em função da presença de pequenas quantidades de fragmentos de tecido e proteínas ou de substâncias, como o colágeno, que se acumulam no fundo do olho. Ainda, com o passar dos anos, essas partículas podem se soltar da retina e passarem a flutuar dentro do olho, no vítreo. Assim, ao se projetarem à frente da retina, formam uma sombra sobre ela. Nesses casos, quando estão restritas ao vítreo, não oferecem perigo à saúde dos olhos. Porém, em situações menos comuns, pode representar um problema grave, como o descolamento do vítreo. Ademais, essa substância é responsável por conservar o formato esférico do olho e por proteger a retina. Quando nascemos, esse líquido é espesso. Contudo, à medida que envelhecemos, ele se torna mais líquido. Com isso, pode se desprender e formar as moscas volantes. Outrossim, o surgimento dessas manchas, linhas e pontos no campo de visão pode estar relacionado a outras condições graves, tais como, rasgadura ou buraco na retina, descolamento da retina, inflamação ocular ou hemorragias na cavidade vítrea.

Quais são os sintomas?

O sintoma mais evidente é o surgimento das manchas e pontos no campo de visão. Além disso, essas manchas se mexem quando movemos os olhos ou quando tentamos olhar para elas. Geralmente, as moscas volantes são mais facilmente percebidas quando se olha para uma superfície branca. Em casos menos comuns, os pacientes podem relatar redução, escurecimento no campo de visão ou flashes.

Como é o tratamento?

O tratamento das moscas volantes é orientado e indicado por um oftalmologista. Porém, o mais frequente é que não seja necessário, pois o paciente tende a se acostumar com a sua presença ou elas podem diminuir e desaparecer com o tempo. No entanto, caso prejudique a visão ou as moscas aumentem de tamanho e número, o médico pode recomendar a realização de uma cirurgia para dissolver os fragmentos presentes no fundo do olho ou para substituir o vítreo por outra substância. Entretanto, o tratamento cirúrgico está sujeito a complicações, como, por exemplo, a ocorrência de lesões na retina. Em alguns casos, pode apenas resolver temporariamente o problema. Por isso, a cirurgia só é indicada em último caso. Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre as moscas volantes e os motivos que provocam o seu aparecimento. Portanto, caso suspeite de algo, procure um oftalmologista para ser avaliado. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!