Miopia em crianças: como identificar?

Os erros de refração são algumas das doenças oculares mais presentes na população. Miopia, astigmatismo e hipermetropia são exemplos desses erros que podem surgir em qualquer fase da vida. Contudo, nem sempre é fácil identificar a miopia em crianças. Você conhece os sinais que indicam que o seu filho precisa de óculos? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos tudo sobre essa condição e seus sintomas.

O que é miopia?

Trata-se de um erro refrativo que se caracteriza pela dificuldade em enxergar objetos à distância. Isso ocorre em função de uma alteração no formato do globo ocular, que é mais alongado do que em pessoas saudáveis. Ainda, a visão é resultado da absorção dos raios de luz pela retina. Em quadros de miopia, a formação da imagem ocorre antes de chegar à retina. Esse problema é chamado de alongamento axial. Ademais, esse erro refrativo costuma ser diagnosticado entre a infância e a adolescência, período em que os olhos passam por um processo de desenvolvimento e podem ter o seu formato alterado. Outrossim, a miopia pode ser classificada em três tipos: baixa, quando o grau varia entre 0 e -3; moderada, quando fica entre -3 e -6 graus; ou alta miopia, quando é superior a -6 graus. Essa avaliação é determinante para a escolha dos óculos ou lentes mais adequadas.

Como é causada?

O principal fator presente no desenvolvimento da miopia é a genética. Geralmente, os pais do paciente também possuem o problema. Porém, existem estudos que apontam para uma combinação de fatores ambientais e hereditariedade. Isso significa que o estilo de vida pode contribuir para o surgimento desse erro de refração. Por exemplo, submeter os olhos a muitos trabalhos em curta distância, falta de exposição à luz natural, uso excessivo de dispositivos eletrônicos, forçar a visão no escuro, entre outros.

Como identificar a miopia em crianças?

Na maioria dos casos, a miopia é diagnosticada nas crianças em idade escolar, na faixa etária de 6 a 12 anos. Nesta fase, elas costumam sentir os sintomas da condição, tais como, dor de cabeça ou nos olhos e a dificuldade de entender o que está escrito no quadro. Outro sinal característico de miopia em crianças é a distância que elas ficam ao assistir a um vídeo no celular ou na televisão. Como não conseguem enxergar com clareza à distância, tendem a “colar” o rosto na tela. Ademais, também é muito comum que crianças com algum erro de refração estejam constantemente esfregando ou apertando os olhos, vivem lacrimejando ou piscando, estão sempre com os olhos vermelhos ou franzem a testa para enxergar à distância. Outrossim, a hipersensibilidade à luz pode levantar suspeitas de miopia em crianças, principalmente se vier acompanhada de náuseas, tonturas ou dor de cabeça. Por isso, é necessário estar sempre atento ao relato delas. Por fim, outro sinal de miopia em crianças é a sensação de incapacidade em participar de atividades esportivas que exijam uma boa acuidade visual ou então o fato de estarem sempre esbarrando ou tropeçando com facilidade. Então, com a leitura deste post, você já está habilitado a identificar os primeiros sinais de miopia em crianças. Assim, caso perceba que há algo de errado, marque uma consulta do seu filho com o oftalmologista para confirmar ou não o diagnóstico. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular