Os olhos são um dos órgãos mais importantes do corpo. Porém, podem ser acometidos por uma série de doenças graves que prejudicam a saúde ocular levando à cegueira. Nestes casos, as cirurgias oculares são as alternativas mais eficazes de tratamento.
Então, se você tem interesse no assunto, recomendamos a leitura deste texto.
Cirurgias oculares
Neste post, explicaremos um pouco mais sobre os procedimentos mais comuns. Confira!
1. Cirurgia de catarata
Trata-se da técnica utilizada para tratar a catarata e que consiste na substituição da lente natural do olho (cristalino) por um implante intraocular. Quando a doença é diagnosticada precocemente, a probabilidade de sucesso e o menor risco de complicações são maiores.
Ainda, a cirurgia de catarata pode ser realizada a partir de diferentes métodos, sendo a facoemulsificação o mais frequente. Nesta técnica, o cristalino é fragmentado em pequenos pedaços. Outrossim, também existem alternativas menos invasivas, como o laser femtossegundo.
Ademais, o procedimento é indolor e rápido, durando cerca de 15 minutos. A recuperação do paciente depende da adesão dele às orientações médicas. Quanto mais tempo permanecer em repouso, mais tranquilo e curto será o pós-operatório.
2. Cirurgia refrativa
A cirurgia refrativa é um procedimento realizado com o uso de laser para o tratamento dos principais erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo). A técnica promove uma alteração na curvatura da córnea para restaurar a capacidade visual do paciente.
Ainda, essa cirurgia ocular pode ser realizada de três modos distintos: Lasik, PRK e Lasek. Enquanto a primeira corta um pedaço da córnea para facilitar a correção, a PRK faz uma raspagem nesta estrutura. Já a Lasek cria uma cavidade para realizar a remodelação da córnea.
Ademais, a cirurgia refrativa é indicada para quem deseja diminuir a dependência dos óculos ou das lentes de contato e não possua nenhuma doença ocular. O procedimento não envolve grandes riscos.
3. Cirurgia de ptose palpebral
A correção da ptose palpebral é uma das cirurgias oculares mais realizadas. O procedimento visa corrigir a queda da pálpebra, levantando e recolocando-a em sua posição normal. Dessa forma, ela deixa de interferir na capacidade de visão do paciente e melhora sua aparência estética.
Ainda, o procedimento consiste no encurtamento dos músculos que elevam a pálpebra. Quando essa musculatura está enfraquecida, pode ser necessário suspender a pálpebra na altura da sobrancelha.
Ademais, a cirurgia de ptose palpebral é realizada sob anestesia local e sedação ou geral, podendo levar cerca de duas horas para ser concluída. A recuperação do paciente costuma ocorrer em até três semanas.
4. Trabeculoplastia seletiva a laser (SLT)
Trata-se de uma técnica inovadora para tratamento do glaucoma. A trabeculoplastia seletiva é um tipo de cirurgia ocular indicada para pacientes com dificuldade em cumprir a rotina necessária de utilização dos colírios ou que têm alergia às medicações.
Ainda, a SLT consiste na aplicação de laser para reduzir a pressão ocular e estimular o funcionamento do trabeculado, estrutura responsável por drenar o líquido que preenche o olho (humor aquoso).
No entanto, a trabeculoplastia a laser é recomendada apenas para o tratamento inicial do glaucoma. O procedimento é concluído em poucos minutos, com o mínimo de efeitos colaterais e sem necessidade de sedação.
Então, com a leitura deste post, você conheceu as cirurgias oculares mais realizadas para o tratamento de doenças nos olhos. Geralmente, os procedimentos são realizados rapidamente e sem complicações.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!