lentes de contato

Tudo o que você precisa saber sobre as lentes de contato

As lentes de contato são uma alternativa segura para a correção dos erros de refração. Porém, é um acessório que exige dedicação e atenção de quem for utilizá-lo, principalmente no que diz respeito à limpeza e aos cuidados.

Você tem dúvidas sobre o assunto? Então, continue a leitura do post. A seguir, explicaremos tudo sobre a adaptação, vantagens e desvantagens e higienização dessas lentes.

Quem pode usar as lentes de contato?

Em primeiro lugar, para estar apto a utilizar as lentes de contato, o indivíduo precisa consultar-se com um oftalmologista. De modo geral, as lentes de contato são indicadas para quem possui algum problema na vista, tais como, miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Apenas com a recomendação de uso, inicia-se o processo de adaptação. Assim, o profissional irá receitar as lentes e depois você irá testá-las. No próprio consultório, o oftalmologista irá orientar sobre como utilizá-las e os cuidados que precisará ter.

No começo, a recomendação é de que as lentes sejam usadas de forma progressiva, aumentando as horas de uso gradativamente até que a pessoa se sinta confortável.

Quais as vantagens e desvantagens de usar as lentes?

Quando comparado com o uso de óculos de grau, as lentes de contato apresentam vantagens e desvantagens. Para fazer sua escolha, é importante considerá-las. Os principais benefícios são:

  • não embaçam e nem ficam molhadas;
  • as imagens não distorcem e nem há reflexos indesejados;
  • as lentes não escorregam;
  • maior praticidade na realização de atividades físicas;
  • oferecem uma aparência natural.

No entanto, como todas as coisas, também existem desvantagens no uso das lentes. São eles:

  • rasgam com facilidade se forem mal manipuladas;
  • deixam os olhos secos e irritados;
  • maior risco de infecções ou de complicações nos olhos;
  • exigem cuidado diário e manutenção regular;
  • são mais caras do que os óculos.

Como colocar o acessório corretamente?

Embora não seja um processo fácil de aprender, com o passar do tempo a colocação das lentes de contato será menos complicada. O primeiro passo é higienizar as mãos antes de manipulá-las.

Posteriormente, você avalia o lado correto das lentes. Para isso, basta colocar uma delas na ponta do dedo. Se ficar com formato de um prato fundo, está invertida. Para inseri-las nos olhos, utilize a mão que tem maior habilidade.

Assim, segure a lente com ela e puxe a pálpebra inferior com a outra mão. Em seguida, olhe para baixo e coloque o acessório na parte branca superior do olho. Feche os olhos por um tempo e depois pisque até que a lente se encaixe.

Ademais, para retirá-las basta limpar as mãos, segurar a pálpebra, arrastar a lente até a parte branca inferior do olho e puxá-la para fora.

Como cuidar das lentes?

Higienizar as lentes de contato é fundamental para evitar inflamações, infecções e outros problemas nos olhos. Para isso, você precisa lavá-las antes de guardar, assim como o estojo. Outro cuidado importante é acompanhar a validade do produto. Caso esteja vencido, descarte.

Você deve remover as lentes antes de dormir para evitar ressecamentos. Caso esqueça, basta pingar um pouco de colírio e removê-las. Ademais, esse é um acessório de uso individual e não deve ser compartilhado.

Portanto, após a leitura deste post, você aprendeu tudo o que precisava sobre o uso das lentes de contato. Além de todos esses cuidados, você também precisa fazer visitas periódicas ao seu oftalmologista.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Comentários

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular