doenças oculares

7 doenças oculares que podem ser tratadas com cirurgia

As cirurgias, apesar de serem temidas pela maioria das pessoas, são a forma mais eficaz para o tratamento de diversas doenças oculares. O indivíduo submetido a qualquer procedimento nos olhos deve ter a consciência de que as operações são seguras e têm nível altíssimo de sucesso. Este texto explica mais sobre algumas doenças oculares que têm como único ou principal meio de tratamento a cirurgia. Acompanhe, em seguida, e esclareça suas dúvidas.

7 doenças oculares tratadas com cirurgia

1# Glaucoma

O glaucoma é uma lesão que ocorre pelo aumento da pressão ocular. Dessa forma, causa danos irreversíveis nas fibras nervosas, gerando perda do campo de visão. Em alguns casos, o tratamento do glaucoma pode ser realizado por meio de cirurgia. São três as mais indicadas.

Trabeculoplastia a laser

Combinação de frequência de laser, que trata apenas as células danificadas. Pode ser repetida a fim de aumentar o resultado.

Iridectomia a laser

É feita uma pequena abertura na íris para que a camada aquosa bloqueada (que gera o aumento da pressão) seja liberada, rompendo o bloqueio pupilar.

Trabeculectomia

Este tipo de cirurgia é indicado para casos cujos tratamentos clínicos não surtiram efeito. Durante o procedimento, é feita uma fístula de drenagem do líquido do humor aquoso.

2# Catarata

O único tratamento para a catarata é a cirurgia ocular. A doença consiste na opacidade parcial ou total do cristalino. O tipo mais comum dessa doença afeta, principalmente, pessoas com mais de 60 anos. A cirurgia de catarata tem índice de 98% de sucesso e dura, em média, 30 minutos. O procedimento baseia-se na remoção do cristalino e na substituição por uma lente intraocular.

3# Estrabismo

A cirurgia indicada para pessoas com estrabismo tem função estética de alinhamento dos olhos. Ela pode ser indicada tanto para crianças, quanto para adultos. Entretanto, na maioria dos casos é preciso realizar um tratamento prévio, com óculos, tampões e colírios.

4# Miopia

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, cerca de 35% da população sofrerá com miopia e a expectativa é que, em 2050, esse índice chegue a 52%. Os tratamentos mais comuns para a miopia é o uso de óculos e lente de contato, mas a cirurgia também tem alcançado excelentes resultados.  Ela pode ser realizada por meio de Excimer Laser ou por Laser Femtosegundo.

5# Astigmatismo

O principal sintoma do astigmatismo é a visão distorcida, seja de perto ou de longe. A idade, a adaptação aos óculos, assim como o grau da doença são fatores determinantes para a indicação da cirurgia como tratamento. A correção cirúrgica ocorre por meio de laser (LASIK) ou por colocação de lentes intraoculares.

6# Descolamento da retina

O descolamento da retina deve ser corrigido com cirurgia, a fim de colocá-la na posição original. Os métodos mais comuns são:
  • criopexia;
  • retinopexia pneumática;
  • retinopexia com introflexão escleral;
  • vitrectomia;
  • fotocoagulação.

7# Ceratocone

Ao contrário da maioria das doenças oculares, que costumam surgir com o envelhecimento do corpo, o ceratocone afeta, principalmente, crianças e adolescentes, tornando a visão embaçada e irregular. Até poucos anos o uso de óculos era o único tratamento para a doença, mas, a evolução da medicina permitiu que o implante de um anel intracorneano, por meio de cirurgia, regulasse a curvatura da córnea, corrigindo o problema. Quer saber mais sobre cirurgias para tratamento de doenças oculares? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!