Como prevenir as doenças de visão: 7 dicas valiosas

Certamente você já teve, tem ou conhece alguém que possui problemas na visão. De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 35 milhões de brasileiros sofrem com algum distúrbio visual. Destes, cerca de 500 mil foram diagnosticados com cegueira.

As doenças oftalmológicas são muito comuns e podem trazer impactos estéticos e funcionais para seus portadores. Nesse cenário, a saúde ocular merece um olhar atento e preventivo, mesmo porque boa parte dos problemas visuais pode ser evitada através de medidas relativamente simples.

Cultivar hábitos saudáveis pode ajudar a prevenir desde doenças simples, como a conjuntivite, até problems mais sérios como o glaucoma.

Quer saber como manter as doenças de visão bem longe de você? Veja as nossas dicas!

Doenças de visão: dicas valiosas para evitá-las

1. Modere o uso de computadores, celulares e tablets

Passar muito tempo em frente a aparelhos tecnológicos representa um risco para a saúde ocular. Essa prática pode provocar o ressecamento dos olhos, dor de cabeça, vermelhidão, visão embaçada, coceira e cansaço visual, sintomas frequentes da chamada Síndrome da Visão do Computador. Para evitar esse problema, é ideal moderar na utilização de tablets, celulares e computadores, fazer pausas a cada hora de uso e aproveitar a luz natural ao máximo.

2.  Evite o cigarro

Você deve estar se perguntando o que tabagismo tem a ver com doenças nos olhos. Nós respondemos: tudo! Fumar compromete diretamente a circulação sanguínea da retina, além de reduzir a quantidade de antioxidantes no sangue, resultando em maior propensão à degeneração macular que causa uma diminuição da visão muito importante.

3. Fuja da automedicação

A automedicação é perigosíssima para quem deseja manter a saúde dos olhos em dia. Remédios comercializados sem receita podem provocar sérios danos oculares. Os colírios com cortisona na composição, por exemplo, podem elevar a pressão ocular que, por sua vez, é o primeiro passo para o desenvolvimento de glaucoma.

4. Visite o oftalmologista regularmente

Outra regra de ouro para prevenir doenças na visão consiste em se consultar com o oftalmologista, no mínimo, uma vez por ano. Aproximadamente 75% das doenças visuais poderiam ser prevenidas se as pessoas tivessem o hábito de visitar esse especialista. A simples medição da pressão e os modernos testes oculares são capazes de diagnosticar precocemente os problemas, de modo que o profissional possa indicar e conduzir o melhor tratamento.

5. Adote bons hábitos alimentares

Aquilo que você coloca no prato também interfere na saúde dos olhos. Adotar uma alimentação balanceada, com alimentos ricos em zinco, luteína, vitaminas A, D e E, além de antioxidantes, pode trazer impactos positivos para sua visão. Inclua também couve, cenoura, brócolis, espinafre, milho, ovos e ervilhas no cardápio.

6. Proteja sua visão da ação nociva dos raios UVA e UVB

Proteger os olhos da radiação solar é uma medida importante para prevenir doenças oculares, tais como o câncer de conjuntiva, o pterígio, a ceratite, a catarata, a pinguécula e a degeneração macular. A melhor forma de evitar esses problemas é usar bons óculos de sol com filtros adequados até mesmo nos dias nublados, evitar a exposição solar entre 10h e 16h, utilizar bonés e chapéus sempre que possível.

7.  Não use maquiagens vencidas ou falsificadas

Não cometa o erro de tentar se embelezar e ressaltar o olhar com maquiagens vencidas ou falsificadas. Antes de se maquiar, cheque o prazo de validade dos produtos. Além disso, verifique a procedência dos delineadores, lápis, sombras e máscaras, para se assegurar de que eles são realmente originais. Esse cuidado previne alergias e irritações nos olhos.

Gostou das nossas dicas de saúde ocular? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular