oftalmologista

5 motivos pelos quais você deveria consultar o oftalmologista regularmente

Embora já seja comum a realização de check-ups periódicos com cardiologistas, ortopedistas e clínicos gerais, costumamos negligenciar os cuidados com a saúde dos olhos. Porém, a melhor forma de evitar uma série de doenças oculares é mantendo uma rotina de visitas ao oftalmologista.

Neste post, iremos listar alguns dos principais motivos que indicam a necessidade de desenvolver o hábito de consultar-se com o especialista na saúde dos olhos. Ficou interessado? Continue a leitura.

1) Conjuntivites constantes

A poluição das grandes cidades, o uso contínuo de computadores e a infecção por bactérias ou vírus são as principais causas relacionadas às conjuntivites, uma inflamação que acomete a membrana transparente que recobre a parte branca do olho, chamada de conjuntiva.

Além disso, o uso incorreto e constante das lentes de contato também podem fazer com que haja um atrito recorrente no local, provocando uma reação alérgica. A repetição desse quadro inflamatório precisa ser analisada por um oftalmologista para que ele descubra a causa e prescreva o tratamento mais adequado.

2) Alterações na visão

A dificuldade para enxergar é uma das principais razões para consultar um oftalmologista regularmente. Isso porque o não tratamento de um erro refrativo pode causar muitos incômodos, como dor de cabeça constante, e prejudicar a qualidade de vida dos pacientes.

Ainda, as causas mais comuns de alteração na visão são a miopia, hipermetropia e o astigmatismo. De modo geral, todos os casos são de fácil tratamento, bastando o uso de óculos de grau ou de lentes de contato.

Porém, mesmo com o tratamento, o quadro pode piorar, indicando a necessidade de alterar o grau das lentes corretivas. Por isso, o check-up oftalmológico é de extrema importância.

3) Ter mais de 40 anos

Conforme envelhecemos, ficamos cada vez mais suscetíveis às doenças oculares, tais como, presbiopia, glaucoma e catarata. Dessa forma, recomenda-se que, a partir dos 40 anos, todas as pessoas visitem regularmente o oftalmologista.

Ainda, essa recomendação busca prevenir o surgimento desses problemas ou possibilitar o seu diagnóstico precoce. Além disso, os idosos estão mais predispostos a desenvolverem sintomas muito desconfortáveis, como, por exemplo, olhos secos, lacrimejamento excessivo e a dificuldade de focalizar objetos próximos.

4) Irritações frequentes nos olhos

Um dos problemas mais comuns nos dias atuais é a irritação ocular frequente, principalmente em razão da exposição excessiva às telas de computadores e celulares. A repetição desse quadro pode provocar a chamada Síndrome da Visão do Computador.

Ainda, esse quadro se caracteriza pela irritação, sensibilidade acentuada dos olhos e ressecamento do globo ocular. Ao procurar um oftalmologista, ele irá orientar sobre o uso adequado desses dispositivos e irá prescrever tratamentos para lidar com os sintomas.

5) Ter diabetes ou hipertensão

Pessoas portadoras de diabetes ou hipertensão têm o dobro de razões para visitar regularmente o oftalmologista. Isso porque essas patologias podem causar graves danos à visão no longo prazo, como, por exemplo, o glaucoma e a catarata.

Por outro lado, a realização de check-ups periódicos com esse especialista pode auxiliar na descoberta dessas duas doenças em pacientes que não possuem o diagnóstico.

Portanto, se você não possui o hábito de consultar-se com um oftalmologista, recomendamos que mude esse comportamento e passe a incluir a ida a esse especialista na sua rotina.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Comentários

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular