Conjuntivite

Conjuntivite: por que ocorre e quais os sintomas

Conjuntivite é a inflamação da mucosa que protege a parte branca do olho, chamada de conjuntiva. Geralmente, provoca bastante desconforto, ardência e aquela sensação de areia nos olhos. Apesar de não haver dados oficiais quanto ao número de casos por ano, sabe que esse é um problema muito comum em crianças, principalmente na fase escolar. Isso porque na escolinha, o contato direto com outras crianças e a baixa imunidade dos pequenos, facilita a transmissão. Os surtos de conjuntivite também são mais frequentes no calor. A baixa umidade, o suor e as altas temperaturas do verão formam condições favoráveis para o aparecimento da doença. A água da piscina e do mar, por exemplo, podem transmiti-la, caso estejam contaminadas. Se tratada adequadamente, não costuma ter consequências graves ao paciente. Entretanto, se não for procurado ajuda logo que os sintomas aparecem, há risco da doença se espalhar para as pessoas próximas, e assim, pode surgir uma epidemia.

Sintomas da conjuntivite

Quando a doença ocorre, os olhos ficam inchados e avermelhados, tornando a identificação mais fácil. Os sintomas permanecem por cerca de uma a duas semanas. O atendimento médico é essencial para alívio e controle. Esses sintomas mencionados, ainda podem vir acompanhado de:
  • Olhos lacrimejantes;
  • Secreção,
  • Coceira;
  • Sensibilidade à claridade, fotofobia;
  • Febre e mal estar,
  • Vista embaçada.

Por que a conjuntivite ocorre

As causas da doença incluem, em geral:
  • vírus;
  • bacterianas;
  • alergias;
  • lesões químicas;
  • objetos estranhos no olho;
  • uso de lentes de contato por período prolongado;
  • canal lacrimal bloqueado, quando ocorre em bebês.
Essa inflamação é classificada em 3 tipos distintos, que variam conforme a sua origem. Dessa forma, a causa do problema é o que irá definir o tipo de conjuntivite e o tratamento mais indicado. Assim, a divisão dos tipos é estabelecida da seguinte maneira: conjuntivite infecciosa, conjuntivite alérgica ou a tóxica.

Infecciosa

As do tipo infecciosas se subdividem em 3 subgrupos, que variam de acordo com o agente causador. São eles: vírus, bactérias e fungos. A transmissão desses casos se dá pelo contato direto com alguém contaminado. Por isso, ocorrem quando a pessoa permanece por muito tempo no mesmo lugar que alguém infectado ou por encostar em superfície contaminada. A viral é a mais frequente entre elas. O adenovírus é o agente causador, facilmente propagado pela secreção, tosse e espirros.  É por essa razão que o portador deve ficar em casa até o tratamento fazer efeito. Da mesma forma, a bacteriana também pode ser disseminada pela secreção do doente, porém, representa um quadro mais agressivo que a viral, com manifestação de secreção amarelada com presença de pus. A conjuntivite por fungos é a mais rara.

Alérgica

A conjuntivite alérgica ocorre devido à uma resposta exagerada do organismo à algum agente causador de irritação, chamado de alérgeno. Via de regra, nesses casos, os alérgenos são os ácaros e pólen. Essa categoria não é contagiosa e verifica-se apenas em pessoas com quadros de alergia.

Tóxica

A do tipo tóxica deriva do contato direto dos olhos com substâncias químicas, encontradas em xampus, produtos de limpeza, inseticidas, etc. Embora essa categoria de conjuntivite seja considerada a mais atípica, também configura o tipo mais grave, pois, uma vez que não tratada adequadamente, pode trazer riscos para a visão do paciente. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!