alimentação

Como a sua alimentação influencia na saúde ocular?

Por mais estranho que possa parecer, a forma como nos alimentamos exerce uma grande influência na saúde ocular. Isso porque algumas vitaminas e nutrientes contribuem para retardar problemas nos olhos relacionados ao envelhecimento.

Você já havia ouvido falar nessa relação? Neste post, explicaremos mais sobre como os alimentos desempenham papel importante na manutenção da saúde dos olhos.

Por que a alimentação influencia os olhos?

De modo geral, todos os nutrientes encontrados nos alimentos contribuem de alguma forma para a manutenção de uma boa visão ao longo da vida, reduzindo os riscos de desenvolver algum problema de saúde ocular.

Ainda, em razão do uso excessivo dos olhos, ele estão continuamente expostos ao estresse oxidativo provocado pela presença dos radicais livres que, dentre outras coisas, favorecem o envelhecimento precoce das células.

Ademais, a má alimentação pode contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças oculares, entre elas a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), catarata e secura dos olhos.

Como deve ser a alimentação favorável à saúde ocular?

Em sua grande maioria, os nutrientes que contribuem para a saúde dos olhos não são produzidos pelo corpo e, por isso, precisam ser ingeridos por nós. O cardápio ideal é aquele que contém vitaminas, sais minerais e ácidos graxos.

Ainda, para saber como balancear a sua alimentação, preparamos uma lista com dicas de alimentos que são fontes naturais desses nutrientes. Então, vamos a eles.

Vitamina A

Todo alimento rico em betacaroteno são ricos em vitamina A, um nutriente importante para proteger a córnea e melhorar a visão noturna. Essa vitamina é facilmente encontrada na cenoura, abóbora, gemas de ovo e no espinafre.

Vitamina E

A vitamina E é um daqueles nutrientes que previnem a DMRI, sendo comum em legumes de folhas verde escuras, amêndoas, semente de girassol, azeite de oliva, couve, brócolis e espinafre.

Vitamina C

Para reduzir os riscos de desenvolver catarata e glaucoma, consuma alimentos ricos em vitamina C. As principais fontes de carotenoides são: acerola, kiwi, couve-flor e frutas cítricas.

Zinco

O zinco é um mineral necessário para a cicatrização e que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Esse nutriente pode ser encontrado no grão-de-bico, ervilha, carne vermelha, fígado, cereais integrais, amêndoas, abacate, ameixa, banana, alface, beterraba, batata-doce e couve-flor.

Luteína e Zeaxantina

A luteína e a zeaxantina são duas substâncias muito importantes no combate aos radicais livres que provocam o estresse oxidativo, além de protegerem os olhos da exposição à luz prolongada e de prevenirem doenças oculares.

Ainda, você pode encontrar esses nutrientes em vários tipos de alimentos, entre eles, a laranja, pêssego, repolho, milho, rúcula, mamão, nectarina, entre outros.

Ácidos graxos

Os ácidos graxos são gorduras saudáveis para o corpo e especialmente importantes para a proteção da retina. Além disso, o ômega 3 funciona como um anti-inflamatório natural. Esses nutrientes estão presentes nos peixes de águas frias, como o atum e o salmão, linhaça, chia, nozes, algas marinhas e óleo de soja.

Então, como você pode perceber, a alimentação exerce um papel importantíssimo na proteção das estruturas oculares, prevenindo o aparecimento de diversos problemas e mantendo a nossa saúde ocular.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Comentários

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular