celular, problemas na visão

Uso excessivo do celular e sua relaçao com problemas na visão

Pesquisas realizadas em 2019 apontam que os brasileiros passam em média 3 horas e 40 minutos no celular por dia, sendo essa uma das médias mais altas do mundo. Esse utilização em excesso pode ocasionar sérios riscos à saúde, principalmente problemas na visão.

No entanto, como vivemos uma era moderna — onde a tecnologia está muito presente em nossas vidas —  fazer uso do celular diariamente se tornou parte da rotina de milhões de pessoas, seja utilizando-o como meio de comunicação, entretenimento, informação ou até mesmo como ferramenta de trabalho e estudo.

Problemas causados

Os motivos pelos quais ocorrem problemas na visão são a forte luz localizada na tela do celular e a exposição constante dos olhos à essa radiação, que — conforme é acumulada com o passar do tempo — acaba danificando a célula da retina. Dentre os principais problemas, estão:

Falsa miopia

A falsa miopia ocorre quando se passa horas olhando para a tela de computadores ou smartphones. Por exigir um esforço maior da vista, pode causar um embaçamento momentâneo na visão para imagens distantes.

Olhos ressecados e avermelhados

Piscamos milhares de vezes por dia de forma instintiva, porém quando passamos longos períodos de tempo focados na tela do celular, essa quantidade reduz consideravelmente. Com isso, uma sobrecarga ocular é causada, diminuindo a lubrificação dos olhos e gerando ressecamento e vermelhidão.

Dor de cabeça

Um dos problemas mais comuns é a dor de cabeça, que também é causada pelo esforço que os olhos exercem para manter o foco na tela do celular, ocasionando assim uma sensação de fadiga mental.

Cegueira temporária

Estudos realizados em um hospital de Londres apontam que utilizar o celular deitado durante a noite pode causar cegueira temporária. Isso ocorre porque a nossa visão se acostuma com o escuro e, quando acordamos, já pegamos o celular. Dessa forma, ao se deparar com a claridade, o cérebro demora alguns instantes para se acostumar.

Ajuda médica

Caso apresente alguns dos problemas citados, é recomendado procurar um oftalmologista o quanto antes para que o diagnóstico seja realizado e, caso necessário, o uso de óculos ou lentes de contato seja indicado.

Prevenção

Modificar os hábitos é a principal indicação para manter uma visão saudável. Veja, a seguir, algumas sugestões.

  • Diminuir o tempo em que faz uso do aparelho;
  • Evitar utilizar o celular quando for dormir;
  • Adequar o brilho e o contraste até que não sinta nenhum incômodo;
  • Fazer uma pausa quando notar que está usando por muito tempo;
  • Se sentir algum desconforto, desligar o aparelho e só voltar a utilizar depois de algum tempo;
  • Piscar bastante enquanto faz uso do aparelho;
  • Usar o colírio ou o soro fisiológico para manter o olho lubrificado.

Nota-se que o uso excessivo do celular pode causar uma série de problemas na visão, porém ele não deve ser tratado como um vilão, pois atualmente utilizar o smartphone é quase indispensável. Entretanto, como nada em excesso faz bem, é necessário manter uma certa disciplina e usá-lo de maneira correta, para que não prejudique a sua saúde.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular