degeneração macular

Degeneração macular relacionada à idade: o cálcio seria um bom aliado?

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a suplementação de cálcio piorava a degeneração macular relacionada à idade. No entanto, estudos recentes mostram o contrário: uma dieta rica em cálcio pode evitar o avanço desse problema de visão. A nova informação trouxe alívio para indivíduos com degeneração macular que precisam consumir mais cálcio em função de outras doenças também relacionadas à senilidade como, por exemplo, a osteoporose.

Cálcio e degeneração macular

A degeneração macular é um problema de visão que acomete uma região do fundo do olho, denominada mácula. É uma doença degenerativa e evolui conforme a idade. Por isso, o avanço dos anos é um fator de risco. A partir dos 50 anos, pessoas propensas a contrair a patologia já podem sentir seus sintomas. Em função disto, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a terceira maior causa de cegueira em idosos. Sendo assim, saber ou não o que pode contribuir ou retardar a doença é de extrema importância para aqueles que foram acometidos pelo problema. Até pouco tempo, estudos da área de oftalmologia revelavam que o aumento do consumo de cálcio na dieta do idoso poderia agravar ou contribuir para o surgimento da degeneração macular. No entanto, uma nova pesquisa realizada pelo National Eye Institute (NEI), nos Estados Unidos, revelou o contrário. Os resultados do novo estudo apontaram que o cálcio pode ser um protetor contra o desenvolvimento da DMRI. Porém, cientistas envolvidos nessa investigação mais recente orientam que os indivíduos não devem aumentar o consumo de cálcio já que os resultados ainda não são conclusivos. Para os pesquisadores, além da preocupação com a suplementação do mineral, o indivíduo que quer evitar o surgimento e progressão da degeneração macular deve manter uma rotina com hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada.

Dieta equilibrada e hábitos saudáveis contra a DMRI

Uma evidência observada durante o estudo realizado pelo NEI foi que os indivíduos em que a doença não progrediu ou não se manifestou precocemente tinham hábitos saudáveis, além de fazerem a suplementação de cálcio. Ou seja, eram pessoas que, preocupadas com a saúde, além de fazerem uma dieta rica desse mineral, também tinham hábitos que contribuíam para o bom funcionamento do organismo como um todo. Assim, os cientistas apontaram que o que é bom para a saúde geral também pode ser bom a saúde dos olhos. Sendo assim, é importante que o idoso, ou quem tenha histórico familiar de degeneração macular, fique atento aos seguintes hábitos:
  • fazer exercícios físicos com frequência;
  • manter uma dieta rica em nutrientes, dando sempre preferência a alimentos frescos, frutas, legumes, verduras verde-escuro, peixes e nozes;
  • não fumar.
Além disso, converse com seu médico antes de fazer uma dieta rica em cálcio ou de tomar qualquer tipo de suplemento vitamínico. Além da manutenção de hábitos saudáveis, a prevenção da degeneração macular relacionada à idade, assim como a de outras doenças no olho, também deve ser feita com a realização periódica de exames oftalmológicos. Principalmente, quem já passou dos 50 anos. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular