Doença da artéria carótida

Doença da artéria carótida: como ela afeta a saúde ocular?

Você já ouviu falar em doença da artéria carótida? Sabia que essa patologia pode afetar a saúde ocular? As carótidas são vasos sanguíneos localizados no interior da cabeça. Elas podem comprometer a visão, pois são responsáveis por enviar sangue para os olhos. Quando há alguma disfunção nas artérias carótidas, tanto o funcionamento do cérebro quanto dos olhos são prejudicados. Isso acontece porque o sangue que passa pela carótida leva o oxigênio, que é fundamental para as funções visuais e cerebrais. Denomina-se doença da artéria carótida, ou estenose carotídea, a condição em que esses vasos encontram-se obstruídos ou estreitados em função do acúmulo de material lipídico fibroso. Esse material pode formar placas que, quando se soltam, entopem esses vasos. Com o fluxo sanguíneo prejudicado, podem começar a aparecer problemas na visão, como a síndrome ocular isquêmica. No entanto, é importante saber o que causa a doença de carótida para que se possa evitar o desenvolvimento do problema.

As causas da doença da artéria carótida

Existem duas artérias carótidas no pescoço. Uma do lado esquerdo e outra do lado direito. Esses dois vasos podem sofrer com o depósito de material lipídico fibroso. O acúmulo que forma placas duras caracteriza uma doença chamada arteriosclerose, que pode acometer qualquer artéria do corpo. Para isso, basta que o indivíduo apresente os fatores de risco. Os fatores de risco para a doença da carótida são similares aos de uma doença coronariana, ou do coração. Indivíduos com mais idade, que fumam, têm diabetes, pressão alta, bem como colesterol alto são mais propensos a desenvolver a estenose carotídea. Quando uma placa se desprende do interior da artéria e bloqueia o fluxo sanguíneo, o indivíduo pode sentir fraqueza e perder a visão no lado onde houve o bloqueio. Além disso, outros sintomas podem alertar para a doença da carótida.

Sinais na visão que são um alerta

Caso você venha a perceber que uma cortina está se formando na sua vista, isso pode ser indício de uma obstrução temporária na artéria carótida, conhecida como ataque isquêmico transitório. Ele pode durar alguns minutos ou demorar até uma hora. Esse sinal pode sinalizar uma artéria carótida bloqueada em breve. A perda da visão lateral ou total, acompanhada de fraqueza muscular ou paralisia de um lado do corpo, também pode ser sinal de um derrame, que é quando a carótida está totalmente bloqueada. Além desses problemas, a diminuição do fluxo sanguíneo em ambas as carótidas pode causar a síndrome ocular isquêmica. Essa patologia pode causar perda da capacidade visual e dor ocular. Diante de qualquer alteração visual repentina é importante entrar em contato imediatamente com o médico oftalmologista. Além disso, pessoas que estão dentro do grupo com fatores de risco para a doença da carótida devem se submeter a exames vasculares frequentes. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como oftalmologistas em Belo Horizonte!

Posted by DUO Oftalmologia e Plástica Ocular